quarta-feira, 18 de junho de 2008

"SER OU NÃO SER"...

Vou deixar que você pense que houve de fato algo entre nós. Vou deixar seus pensamentos te consumirem a ponto de você achar que o afeto que surgiu pela solidariedade de compartilhar um momento difícil, foi um algo mais...

Já tentei controlar pensamentos, os meus, os seus, os nossos. Já tentei compreender a mente dos outros, por onde anda o ciúme, a possessão, a linha tênue entre dizer que confia e o confiar de fato.

Vou deixar que você pense o que quiser, porque não mais tentarei controlar nada. Não se pode controlar os outros, o tempo, a verdade, o amor...

Faça como queira, invente suas desculpas como a que diz que não lhe devia satisfações, ou diga apenas que pensa isso e pronto. Ta bom, pense isso e pronto.

Não importa o que eu diga, cada um vai afinal sempre escutar o que quer, compreender o que pode, e aceitar o que deve.

Não importa o esforço que eu faça pra ser diferente, algumas pessoas sempre me acharam igual. Pra mim me importa que você seja você, mas é importante que você confie em mim.

Já imaginei que se eu tivesse feito metade das coisas que algumas pessoas pensam que fiz, com certeza eu não seria nem a metade de quem realmente sou.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Atores em teste

Estavam trinta atores sentados em roda no palco. O diretor e membros da companhia de teatro sentavam junto aos atores que estavam ali para o teste.

O exercício era simples, um ator está neutro no centro da roda, outro ator entra em cena propondo a situação. A situação tinha uma referência a algum sentimento de memória pessoal do ator, que deveria entrar em cena repleto deste sentimento e conduzir a cena.

Em meio a tantos improvisos, éramos jogados de uma cena para a outra de minuto a minuto.

O tempo é incrivelmente relativo... Um minuto de uma cena onde um ator era um personagem bêbado, e o outro tentava o expulsar do bar, pareceu uma hora. Era uma historia que não tinha para onde caminhar e eu esperei calmamente o tempo passar, totalmente entediada.
Mas quando já estava me cansando dos 60 segundos que não chegava nunca, éramos rapidamente levados para outra realidade. Até que ponto era realidade e onde entrava a ficção?

Era de fato o encontro da realidade, do ator, com a ficção proposta pelo outro ator que não vivenciou a experiência e só fazia aceitar ou não o jogo proposto.

Uma atriz entrou em cena chorando, se apresentou a outra que estava na roda, e contou sua historia. O namorado dela tinha morrido, não entrou em detalhes estava muito abalada. Outra havia sido queimada e estava com as pernas em chamas. Outro ator participou de um tiroteio, já outro fraturou uma perna num jogo de futebol, uma babá maltratou uma criança, uma adolescente era obrigada pela mãe a engolir provas quando tirava nota baixa... enfim...

Quanta coisa é possível contar em um minuto. Quantos traumas, quanta dor.

Eu percebi ao longo do exercício que as memórias mais marcantes são as ruins. Não me lembro de ter visto uma memória boa. E esse não me lembrar que é minha questão. Será que realmente não houve nenhuma cena de uma memória feliz, ou será que nos lembramos mais rapidamente das experiências tristes?

Ao acessar aquela que Stanislaviski chama de memória emotiva, o ator já acessava uma postura corporal diferente, uma fala elaborada, uma respiração condizente.

Éramos os atores em cena, mas quanto das nossas memórias de nós mesmos, seres humanos, guardamos pra nós, ou compartilhamos com os outros, e quantas.... quantas dessas memórias não se perdem em nós?

Ou quantas vezes não tentamos colocar as idéias em algum lugar seguro, mas, percebemos que já não ha segurança nem no mais alto dos pensamentos, nem nas mais escondidas emoções da alma...

Quanto de nós somos o que somos e quantos de nós apenas representamos o que somos?

Por que será que a sua historia pode ser mais interessante do que a minha? Porque uma vida pode virar um best seller enquanto outra passa despercebido pelos outros?

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Happy Valantines Day



Soneto do Amor Total

Amo-te tanto, meu amor... não cante
O humano coração com mais verdade...
Amo-te como amigo e como amante
Numa sempre diversa realidade.

Amo-te afim, de um calmo amor prestante
E te amo além, presente na saudade
Amo-te, enfim, com grande liberdade
Dentro da eternidade e a cada instante.

Amo-te como um bicho, simplesmente
De um amor sem mistério e sem virtude
Com um desejo maciço e permanente.

E de te amar assim, muito e amiúde
É que um dia em teu corpo de repente
Hei de morrer de amar mais do que pude.

Vinícius de Moraes


quarta-feira, 11 de junho de 2008

ENTRE EU E VOCÊ


Entre eu e você é pura sensualidade
É agir com naturalidade.
Reconheço que tentei fugir
Não sabia bem como agir
Pensei que pudesse ser uma ilusão
Mas não pude conter meu coração.

Entre eu e você o amor falou mais alto
Senti que minha ansiedade deu um salto
Não existia pouco
De repente tudo ficou louco
Tentei me conter
Mas não deu pra esconder.

Entre eu e você não tem estação
Todo dia é sol e o inverno é verão
Você é meu veneno viciante
meu desejo constante
Você me atiça e me acalma
Foi unção de corpo e alma.

Entre eu e você é sedução irresistível
Insaciável e insubstituível
Parece que tudo faz sentido
Não que antes não tivesse tido,
Mas é complementar.
Entre eu e você é a simples arte de amar.


RETICÊNCIAS




Por tanto tempo eu não soube dizer não...
Deixei que tantas pessoas se aproveitassem de mim, da minha boa vontade, da minha ingenuidade às vezes, pra nada. Pra receber em troca, somente um vazio, um nada.
Não espero que me digam “sim”, mas as trocas precisam ser sinceras.

Por tanto tempo eu não soube o que era amor...
Deixei que me punissem por crimes que não cometi, por palavras que nunca disse, e até pensamentos que nunca tive.
Não espero que me ame incondicionalmente, mas tem que ser de coração.

Por tanto tempo eu não recebi nada em troca...
Deixei meu amor escorrer por entre amigos que nunca tive, por gestos que eu achava que bastavam, por olhares que eu considerava cúmplices.
Não espero receber em troca toda vez que faço uma doação, mas seja na amizade, seja no amor, se não há troca, só há esforço.

Por tanto tempo eu fiz favores...
Deixei de fazer coisas pra mim, pra poder fazer para os outros.
Não espero que façam coisas pra mim, mas se não puder retribuir eventualmente, então não me peça.

Por tanto tempo eu usei reticências...
Deixei inúmeras coisas em aberto, projetos inacabados, cursos abandonados, desenhos não pintados, roteiros sem final, livros começados...
Não espero resolver todos os meus mistérios, todos os problemas,
mas definitivamente e enfim,
estou colocando um ponto final.

em todas as coisas que atrapalham a minha vida...


terça-feira, 3 de junho de 2008

ORAÇÃO DO PERDÃO



"A partir deste momento eu perdôo todas as pessoas que de alguma forma me ofenderam, me injuriaram ou me causaram dificuldades desnecesárias.

Perdôo, especialmente, quem me provocou até que eu perdesse a paciência e reagisse violentamente para depois me fazer sentir vergonha, remorso e culpa inadequada.

Reconheço que também fui responsável pelas agressões que recebi, pois, várias vezes confiei em individuos negativos, permiti que me fizessem de bobo e descarregassem sobre mim seu mau caráter.

Por longos anos suportei maus tratos, humilhações, perdendo tempo e energia, na tentativa inútil de conseguir um bom relacionamento com essas criaturas. Já estou livre da necessidade compulsiva de sofrer e livre da obrigação de conviver com indivíduos e ambientes tóxicos.

Iniciei agora, uma nova etapa de minha vida, em companhia de gente amiga, sadia e competente. Queremos compartilhar sentimentos nobres, enquanto trabalhamos pelo progresso de todos nós.

Jamais voltarei a me queixar, falando sobre mágoas e pessoas negativas. Se, por acaso, pensar nelas, lembrarei que já estão perdoadas e descartadas de minha vida íntima definitivamente.

Agradeço pelas dificuldades que essas pessoas me causaram, pois isso me ajudou a evoluir, do nível humano comum ao nível espiritualizado em que estou agora.

Quando me lembrar das pessoas que me fizeram sofrer, procurarei valorizar suas boas qualidades e pedirei ao Criador que as perdoe também, evitando que elas sejam atingidas pela lei da causa e efeito, nesta vida ou em futuras.

Dou razão a todas as pessoas que rejeitam o meu amor e minhas boas intenções, pois reconheço que é um direito que assiste a cada um me repelir, não me corresponder e me afastar de suas vidas.

(Pausa para acúmulo de energia, respirar profundamente algumas vezes)

Agora, sinceramente, peço perdão a todas as pessoas a quem, de alguma forma, consciente ou inconscientemente eu ofendi, injuriei, prejudiquei ou desagradei.

Analisando e fazendo um julgamento de tudo o que realizei ao longo de toda a minha vida, vejo que o valor das minhas boas ações é suficientes para saldar todas as minhas responsabilidades relativas a esses eventos, deixando um saldo positivo a meu favor.

Sinto-me capaz com minha consciência e de cabeça erguida respiro profundamente, prendo o ar e me concentro para enviar uma corrente de energia destinada ao EU SUPERIOR.

Ao relaxar, minhas sensações revelam que este contato foi estabelecido. Agora dirigo uma mensagem de fé ao meu EU SUPERIOR pedindo orientação, proteção e ajuda para realização, em ritimo acelerado, de um projeto muito importante que estoiu mentalizando e para o qual estou trabalhando com dedicação e amor.

Agradeço de todo o coração, a todas as pessoas que me ajudaram e comprometo-me a me retribuir trabalhando para o bem do próximo, atuando como agente catalizador do entusiasmo, prosperidade e auto-realização. Tudo farei em harmonia com as leis da Natureza e com permissão do nosso CRIADOR, eterno, infinito, indescritível que eu intuitivamente sinto como o único poder eal, atuante dentro e fora de mim.

Assim seja, Assim é, e Assim será..."